• ]
 

O Criatório
O Criadouro Trem de Ferro é um criadouro amadorista de passeriformes, e encontra-se sediado entre as cidade de Macaé e Rio das Ostras, na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro.
A experiência com a criação de pássaros iniciou ainda na minha infância, por volta de 1997, e desde lá, lapidamos dia a dia o nosso conhecimento  com muito respeito, carinho e dedicação aos alados.
O domínio das técnicas de criação ex situ é uma ferramenta imprescindível para a conservação ambiental, proporcionando a geração de conhecimento para aplicação na recuperação de espécies ameaçadas e desestimulo na pressão sobre espécimes silvestres. 
Na questão econômica, gera emprego e renda nos vários segmentos que envolvem o setor, sendo responsável por parcela considerável no PIB.
Em relação às políticas públicas, a COBRAP vem representado com muito afinco os criadores, buscando junto ao poder público o avanço em relação as normas regulamentadoras que de fato contribuam para a atividade regulamentada.
Atualmente, devido as limitações de plantel para criador amador, nos dedicamos exclusivamente à reprodução das espécies Oryzoborus maximiliani (BICUDO) e Paroaria coronata (CARDEAL DO SUL).
Para a formação do nosso plantel de BICUDOS focamos na seleção de pássaros que possuem as características almejadas nos torneios de fibra. Através da ajuda de vários amigos, muita pesquisa, levantamento dos históricos familiares de cada bicudo, acompanhamento dos resultados nos torneios e troca de informações com criadores mais experientes, conseguimos consolidar nosso plantel com pássaros de genéticas consagradas nas rodas de fibra.
Hoje contamos com um time de galadores e matrizes de alto padrão, sendo a maioria já nascidos aqui no Criadouro Trem de Ferro, e seguimos trabalhando na busca continua do aperfeiçoamento através de cruzamentos direcionados.

A persistência, dedicação e seriedade dos criadores mais antigos nos inspira, e a cada filhote que nasce o ânimo e a esperança se renovam.

Fagner Rodrigo Racki Bubiak
Engenheiro Ambiental e Criador Amadorista de Passeriformes

 
 
www.criadourotremdeferro.com.br - 2018 - Desenvolvimento: